Hum ... o pão de queijo! Todo mundo quando pensa em Minas logo se lembra do pão de queijo. E isso se justifica por que o pão de queijo é uma receita típica dos estados de Minas Gerais e Goiás. O pão de queijo tornou-se popular na década de 1950.
Mas realmente não tem coisa melhor! Pode ser no café da manhã ou no café da tarde, ele tem que estar bem quentinho, saindo do forno, com aquela fumacinha que agente coloca o requeijão e ele até derrete, hum da água na boca só de pensar...
A origem do pão de queijo ninguém sabe ao certo mas como é o mineiro mesmo que faz o melhor pão de queijo do Brasil, ficou caracterizado como comida típica de Minas.
Comum na mesa dos mineiros esta delícia consiste em biscoito de polvilho acrescido de ovos, sal, leite, óleo e é claro, queijo.
Em quase todos os finais de semana vamos para o sitio para descasar e tomar um solzinho, e logo que pensamos que no café da manhã de domingo, pensamos em encontrar uma mesa cheia de pães de queijo! Ao acordar, ligamos logo o som da casa, todos se levantam e vamos direto para mesa tomar aquele café da manhã com Pães de queijo quentinhos com requeijão, e conversar sobre a semana que passou, os planos para a semana seguinte e depois é só alegria.
Aprenda a fazer um pão de queijo!
Receita
Ingredientes
1/2 quilo de polvilho azedo (ou doce)
3 copos de leite
1 copo de óleo
1 colher de sopa de sal
4 ovos
500 gramas de queijo duro
Modo de preparo
Em uma bacia, misture o sal e o polvilho. Misture o leite e o óleo em uma panela e aqueça até o ponto de fervura. Adicione a mistura ao polvilho aos poucos enquanto mexe com uma espátula até formar uma massa homogênea. Deixe a massa esfriar. Adicione os ovos e misture com a mão. A massa deve ter consistência cremosa, mas seca. Então adicione o queijo ralado em pedaços finos e misture até obter uma mistura mais ou menos homogênea. Pegue punhados da massa e forme bolinhas com as mãos.
Os pãezinhos podem ser congelados ou assados no mesmo instante. Neste caso, pré-aqueça o forno na potência máxima por cerca de 15 minutos, e em seguida coloque as assadeiras. Os pães ficam prontos em média em meia hora (verifique se estão dourados antes de retirar do forno).
Veja receitas para fazer com pão de queijo no site: http://www.fornodeminas.com.br/
Por Ni
Um comentário:
A respeito do Pão de Queijo e de tantos traços culturais comuns entre goianos e mineiros
Os goianos são descendentes primeiramente dos bandeirantes, dos portugueses que com eles vieram e dos escravos africanos que trabalhavam nas minas. Isso se deu no século XVIII. E os mineiros? De quem descendem? Os mineiros descendem dos bandeirantes, dos portugueses e dos escravos africanos que trabalhavam nas minas.
Uai, então é tudo igual? É, uai!
Quando a mineração estava em decadência, muitos mineiros foram para Goiás para criação de gado nas fazendas e etc. Mas, tinham origens comuns com os goianos. Os mineiros já encontraram os goianos falando uai. Do mesmo modo, tiveram goianos que se mudaram para Minas e hoje constituíram famílias mineiras.
Por tudo isso, os goianos falam uai sô, trem bão dimais da conta e comem muito pão de queijo. Essas tradições vêm do tempo do ouro em Goiás. E os mineiros? Também uai. A mineração em Minas também foi no século XVIII e as pessoas que habitaram o Estado tinham as mesmas procedências como vimos.
Essa é a razão pela qual os goianos e os mineiros falam uai e tem tantas coisas em comum. O que foi dito acima, pode ser verificado na Historia dos Estados citados.
E o nosso pão de queijo? Vejamos:
O Pão de Queijo é uma receita típica dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil á partir da década de 1950.
Certo internauta afirmou com razão que existem indícios de que o pão de queijo é de origem goiana.
Postar um comentário