segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O BRASIL TEM A BAHIA E A BAHIA TEM O ACARAJÉ!


Quitute da culinária afro-brasileira, o acarajé é feito de massa de feijão-fraldinho e camarão seco moído, frito no azeite-de-dendê e servido com camarão seco, vatapá, caruru e salada. Todos os ingredientes são típicos da Bahia.
Os baianos falam que não se pode conhecer a Bahia sem conhecer o Acarajé. Em quase todas as praias é possível encontrar baianas vendendo o bolinho. Mas cuidado: quando as baianas perguntam se você quer frio ou quente estão falando da pimenta! Frio é com pouca pimenta e quente muita!
De origem africana, o Acarajé é um dos mais importantes símbolos da cultura do Estado da Bahia. É também um dos elementos místicos da cultura do candomblé e representa uma das principais oferendas usadas nos rituais para os orixás. As negras escravas alforriadas vendiam o acarajé (“pão de comer”) junto com outros quitutes em tubuleiros para sobreviverem e por esse motivo a história do Acarajé se confunde com a história do Brasil.


Aprenda a fazer um ACARAJÉ:
Ingredientes
• 1 litro de azeite de dendê para fritar
• 1 colher (sobremesa) de sal
• 1 dente de alho
• 1 colher (chá) de gengibre ralado
• 300 g de cebola em pedaços
• 1 kg de feijão fradinho quebrado
camarão para acarajé:
• 1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
• coentro a gosto
• ½ xícara (chá) de azeite de dendê
• 100 g de camarão seco defumado sem cabeça
• 1 cebola picada em pedaços bem pequenos

Modo de Preparo
Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte. Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.

Por Branca

2 comentários:

Débora disse...

ai que fome.

Débora disse...

- gostei demais do design personalizado.
- tentem colocar a frase abaixo como elemento de destaque, acho que fica bom, o q acham?
"Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura." Herbert José de Souza, o Betinho.
- falta floresta equatorial na enquete!!
- prefiro a formatação sempre alinhada à esquerda, e não justificada (como nos posts mais antigos), porque torna o texto um bloco e dificulta a leitura.
- Alguns erros de digitação: “mior biodiversidade” no post da Amazônia;
- alguns links que estão abaixo das postagens podem ser inseridos nos textos.
- pensem no uso da imagem de maneira inteligente e atrativa.
- faltou o link para o mp3 da música do Tom
- penso que podem cortar muuuuuitas palavras ainda para o texto ficar bem enxuto.