segunda-feira, 29 de outubro de 2007

RESULTADO DA ENQUETE


A enquete foi encerrada. Seis pessoas responderam qual a paisagem do Brasil elas preferem. Duas delas preferem as praias, uma as montanhas e três disseram que fica difícil escolher. A opção chachoeiras e nenhuma não receberam nenhum voto. Continue votando, a próxima enquete já esta no ar: Você tem orgulho de ser brasileiro?.

A MAIOR BIODIVERSIDADE DO PLANETA ESTÁ NO BRASIL



O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do planeta.
_525 espécies de mamíferos
_468 de répteis e 517 espécies de anfíbios
_788 espécies só existem no Brasil.
_ 103 espécies e 71 de mamíferos ameaçados de extinção.


A preservação da natureza, e consequentemente da fauna, está ligada a essa biodiversidade e variedade. Existe uma lei que proíbe a caça profissional e o comércio deliberado de espécies da fauna brasileira, no entanto nem sempre a lei é cumprida. E ainda, essa mesma lei faculta a prática de caça amadorista e estimula a manutenção de criadouros destinados à criação de animais silvestres para fins
econômicos e industriais.
O Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA, em parceria com a Fundação Biodiversitas para a Conservação da Diversidade Biológica produziram uma lista com os animais em extinção no Brasil. A lista apresenta também orientação para programas de recuperação das espécies ameaçadas, propostas de implantação de unidades de conservação e os programas de pesquisa.

Por Branca

LENCÓIS MARANHENSES: O "DESERTO" DO BRASIL



O cenário dos Lençóis Maranhenses é formado por dunas e praias desertas ao longo de 90 km da costa árida do Maranhão. Esse é resultado da ação constante dos ventos, das correntes marítimas e dos
movimentos das ondas.
A paisagem é típica de um deserto, mas de Novembro a Julho, em conseqüência das chuvas, formam-se lagoas com águas cristalinas. Mesmo sendo temporárias, essas lagoas são povoadas por peixes que servem de sustento para as aves vindas do Pólo Norte. É possível também encontrar famílias nômades que habitem os Lençóis.
Quem visita não pode deixar de conhecer: a Lagoa Azul, a Lagoa Boa Esperança, a Lagoa Bonita, a Lagoa de Santo Amaro, a Baixa Grande, o Povoado de Sucuriju e a Queimada dos Britos. Além disso, é preciso: ter um bom preparo físico, contratar um guia, não se esquecer do filtro solar, dos óculos escuros e da água e principalmente preservar o meio ambiente.



Por Branca

MACHADO DE ASSIS É BRASILEIRO!


Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira
nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Ocupou por mais de dez anos a presidência, da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
De sua vasta obra, que inclui ainda poesias, peças de teatro e crítica literária destacam-se o romance e o conto. É considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo, enquanto romancista e contista.
O estilo literário de Machado de Assis tem inspirado muitos escritores brasileiros ao longo do tempo e sua obra tem sido adaptada para a televisão, o teatro e o cinema.
Machado em suas obras interpela o leitor, ultrapassando a chamada quarta parede, sendo talvez o primeiro escritor a usar a técnica.



Por Bellinha

SÓ O BRASIL É PENTA


Não há dúvidas de que o Brasil é o país do futebol! Somos um povo apaixonado por esse esporte! São mais de dez mil jogadores profissionais jogando aqui e em vários países do mundo. A adrenalina que toma conta do país de quatro em quatro anos tem um nome: Copado Mundo! E a Copa é contagiante! É a época em que as ruas ficam repletas de bandeiras, torcedores, acessórios divertidos, enfim, de verde e amarelo!Reunimos os amigos, assistimos aos jogos, ficamos com raiva dos lances errados, mas também comemoramos juntos as vitórias. Ninguém fica de fora dessa festa, empresas e escolas se organizam de modo que ninguém perca os jogos. Nosso país é o único que foi campeão cinco vezes, com o maior número de títulos da história, além de dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.Durante a história temos grandes nomes lembrados mundialmente: Pelé,Zico, Falcão, Romário, Bebeto, Taffarel, Ronaldinho, Ronaldo, Cafu, e os mais recentes Kaká, Robinho, etc.Pode até ter gente que não goste de futebol, mas tem que concordar comigo que essa festa, e no futebol, nós temos muito de se orgulhar!




Por Pequena

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

AQUI FOI CRIADA A BOSSA NOVA


A Bossa Nova foi um movimento surgido no final da década de 1950 e início da de 1960, que levou a ruptura e modernização estética da música popular brasileira.
Se por um lado é vista como elitista, por ter sido organizada por universitários da zona sul do Rio de Janeiro, a Bossa Nova democratizou a possibilidade de cantar, pois seus cantores não precisavam ter grande extensão vocal como os cantores da Era do Rádio.
Uma das principais características inovadoras da Bossa Nova foi justamente a simplificação da voz, o canto baixinho, permitindo que um maior número de pessoas se tornasse cantora. Há versões de que este estilo de cantar foi criado por João Gilberto, um dos cantores de Bossa Nova mais reconhecidos internacionalmente, outros dizem que como os ensaios aconteciam no apartamento de Nara Leão e havia um vizinho que reclamava do barulho, eles abaixavam cada vez mais o tom da voz.
A Bossa Nova sofre muita influência do jazz, estilo de música que estava na moda nos Estados Unidos. Trata-se de uma “roupagem” ao samba de morro e o acréscimo de alguns acordes do jazz.


CHEGA DE SAUDADE

(Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela
Não pode ser, diz-lhe numa prece
Que ela regresse, porque eu não posso
Mais sofrer. Chega de saudade a realidade
É que sem ela não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai

Mas se ela voltar, se ela voltar,
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca, dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser, milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim.
Não quero mais esse negócio de você longe de mim...

Por Bellinha

A FAMOSA FEIJOADA


Com a fusão dos costumes europeus com o dos escravos africanos, presentes nas terras brasileiras, surgiu a feijoada. Prato que a símbolo da culinária nacional. Assim como mostra o site Viva Brasil, os escravos de Diamantina tinham como prato principal o feijão que era misturado com fubá de milho e sal, mistura essa que virou prato principal da época. Pouco tempo depois foi acrescentado a esse prato as carnes e assim se deu a feijoada.
O nome feijoada é comumente dado a qualquer prato a base de feijão preto e carne de porco. A feijoada brasileira e completa como a conhecemos normalmente vem acompanhada de arroz branco, laranja em fatias, couve refogada e farofa.
Popular em todas as camadas sociais a feijoada no Brasil é sinônimo de celebração, comemoração e festa. Por esse motivo deixou de ser um prato para se tornar uma refeição.

O PASSO-A-PASSO PARA SE FAZER UMA FEIJOADA COMPLETA

Por Branca

O CARNAVAL


Não tem como falar de razões para gostar do Brasil, e deixar o carnaval de fora.
Para muitos brasileiros, assim como eu, a festa de carnaval, é a época mais esperada do ano. A maior festa popular brasileira tem quatro dias de duração, começando no sábado e terminando na terça. Mas há sempre aqueles que emendam até a quarta feira de cinzas.
Infelizmente, muitas pessoas ainda tem uma visão preconceituosa, por acharem que isso resume-se ao desfile do RIo de Janeiro, com mulheres semi-nuas e se esquecem das festas de interior, dos bonecos, das crianças fantasiadas, marchinhas, baile de máscaras, carros alegóricos, confete e serpentina. No Brasil, cada região tem um jeito diferente de comemorar. Bahia, é famosa pelos grandes blocos com bandas de axé que agitam todo o estado. No Recife, o que predomina é o carnaval de rua, desfiles de agremiações carnavalescas e apresentações de cantores e conjuntos musicais. Olinda, em Pernambuco, tem desfiles dos grandes bonecos que alegram os moradores e turistas. Em Minas Gerais, as cidades de interior, principalmente as históricas são o destino mais procurado. São conhecidas por suas festas 24 horas, em que marchinhas, batuque e axé, homens vestidos de mulher, lotam as ruas e ladeiras!


MARCHINHA DE CARNAVAL
ALLAH-LÁ-Ô (Haroldo Lobo-Nássara, 1940)
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah

Por Pequena

A ILHA DE BOIPEBA


Destino de pessoas que buscam paz e tranqüilidade, Boipeba é uma ilha situada no arquipélago de Tinharé na Bahia, área de proteção ambiental, cujo acesso só é permitido através de barco ou trator. O nome real desta ilha é uma palavra de origem tupi ¨Mboi pewa¨ que quer dizer ¨cobra chata¨ em referência a um tipo de tartaruga marinha da região. Boipeba é um dos locais de colonização mais antigos do estado. Em 1537 os jesuítas fundaram a aldeia no povoado de Velha Boipeba. A ilha é formada pelos pequenos
povoados de Velha Boipeba, São Sebastião, Moreré e Monte Alegre.
A Ilha de Boipeba se destaca dentre as 35 outras do arquipélago do qual faz parte por possuir raras belezas e grandes diversidades dos seus ecossistemas, riquíssimos em mata atlântica, restinga, dunas, manguezais, praias extensas e paradisíacas com coqueirais e recifes de grandes valores ecológicos. Boipeba é definitivamente um lugar inesquecível!

Por Sofia

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O BRASIL TEM A BAHIA E A BAHIA TEM O ACARAJÉ!


Quitute da culinária afro-brasileira, o acarajé é feito de massa de feijão-fraldinho e camarão seco moído, frito no azeite-de-dendê e servido com camarão seco, vatapá, caruru e salada. Todos os ingredientes são típicos da Bahia.
Os baianos falam que não se pode conhecer a Bahia sem conhecer o Acarajé. Em quase todas as praias é possível encontrar baianas vendendo o bolinho. Mas cuidado: quando as baianas perguntam se você quer frio ou quente estão falando da pimenta! Frio é com pouca pimenta e quente muita!
De origem africana, o Acarajé é um dos mais importantes símbolos da cultura do Estado da Bahia. É também um dos elementos místicos da cultura do candomblé e representa uma das principais oferendas usadas nos rituais para os orixás. As negras escravas alforriadas vendiam o acarajé (“pão de comer”) junto com outros quitutes em tubuleiros para sobreviverem e por esse motivo a história do Acarajé se confunde com a história do Brasil.


Aprenda a fazer um ACARAJÉ:
Ingredientes
• 1 litro de azeite de dendê para fritar
• 1 colher (sobremesa) de sal
• 1 dente de alho
• 1 colher (chá) de gengibre ralado
• 300 g de cebola em pedaços
• 1 kg de feijão fradinho quebrado
camarão para acarajé:
• 1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
• coentro a gosto
• ½ xícara (chá) de azeite de dendê
• 100 g de camarão seco defumado sem cabeça
• 1 cebola picada em pedaços bem pequenos

Modo de Preparo
Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte. Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.

Por Branca

SÓ O BRASIL TEM UM PORTO SEGURO...


Historicamente conhecida como o primeiro local onde os navegantes portugueses pisaram quando descobriram o Brasil, e popularmente conhecida por seus agitos, praias e axé. Assim é a cidade de Porto Seguro. Um dos destinos mais procurados nas
agencias de viagem, Porto Seguro recebe visitas de turistas de todo o mundo, durante o ano todo.
Quem vai, não pode deixar de visitar as 3 barracas mais badaladas: Axé Moi, Tôatoa e Barramares. Em todas elas os agitos começam bem cedo com animação infantil, dando seqüência com as aulas de aeróbica e axé-dance. Todas as barracas têm estrutura com banheiro, chuveiro e restaurantes com diversas opções no cardápio.

A noite, as barracas se revezam paras as festas, porém, antes não podem deixar de passar na Passarela do Álcool e provar os coquetéis com os nomes diferentes e engraçados e também passar nas barriquinhas de produtos artesanais e comidas típicas da região. Minha sugestão é pegar a balsa que vai até a Ilha dos Aquários e conferir as diversas atrações disponíveis.
Só não pode esquecer de reservar na programação um horário para fazer um tour pela cidade e ver de perto toda a nossa história, onde o Brasil começou!


Por Pequena

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!


Cidade de fama mundial, o Rio de Janeiro abriga riquezas naturais, culturais, ecológicas e históricas. Com muitas oportunidade de lazer quem visita o Rio não consegue ficar parado. Também pudera, o Rio é a segunda maior cidade do Brasil e a terceira maior da América Latina, por isso tem programas de enterterimento para todos os gostos.

Conhecida como a cidade maravilhosa, quem visita o Rio não pode deixar de conhecer seus principais pontos turísticos como a praia de Copacabana, a mais famosa do Rio, e seu famoso calçadão projetado por Burle Marx. Outro passeio interessante e divertido é passear de teleférico até o morro da Urca e depois até o Pão de Açúcar, onde é possível ver uma das mais lindas vistas da cidade do Rio de Janeiro e apreciar toda tranqüilidade e harmonia de um passeio ecológico.
O Cristo Redentor, eleito uma das maravilhas do mundo, abre seus braços para a cidade do Rio de Janeiro, abençoando um lugar que apesar de muitas vezes trazer medo para sua população e afastar turistas (principalmente brasileiros) por causa de sua violência, continua lindo!


SAMBA DO AVIÃO - Tom Jobim
Minha alma canta,Vejo o Rio de Janeiro,Estou morrendo
de saudade.
Rio, teu mar, praias sem fim, Rio, você foi feito pra
mim.
Cristo Redentor, Braços abertos sobre a Guanabara.
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você, A
morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.
Rio de sol, de céu, de mar,Dentro de mais um minuto
estaremos no Galeão.
Cristo Redentor,Braços abertos sobre a Guanabara.
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você, A
morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.
Aperte o cinto, vamos chegar, Água brilhando, olha a
pista chegando, E vamos nós.


Por Branca

ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS


Que tal fazer uma viagem diferente?
Vou dar uma dica de uma viagem pelo Brasil que eu acho todos deveriam fazer algum dia. Essa viagem é feita entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas tem 905 quilômetros de extensão e é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil. Além de ser uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte de passageiros. É um meio de transporte seguro, econômico, agradável e com o menor impacto ambiental.
As saídas dos trens ocorre simultaneamente nos dois estados. Eles saem as sete horas da manhã das duas capitais.
Durante o trajeto podemos apreciar maravilhosas paisagens. E a viagem dura em média oito horas.



No site abaixo você encontra mais informações sobre os horários de chegada e saída dos trens em cada cidade que o trem para. Além de saber os preços e muitas histórias: http://www.geocities.com/baja/cliffs/5086/passeio/bh_vitoria.htm

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=313959



Por Ni

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

TIVEMOS O MOVIMENTO TROPICÁLIA



Tropicália

O Tropicalismo foi um movimento de vanguarda que teve início em 1967 no Brasil.O movimento propunha a experimentação e mistura de vários estilos. Enquanto que os artistas da época ligados a política negavam qualquer intervenção estrangeira em sua arte, os tropicalistas se alimentavam das mais diferentes culturas.
O movimento influencia muitos artistas até hoje. O músico norte-americano Beck, um dos grandes inovadores da música pop atual, assume ter sido influenciado pelo Tropicalismo. É uma prova da qualidade da música brasileira e de sua inovação, capaz de servir de influência para artistas de outros países.
A exposição: Tropicália - Uma Revolução na Cultura Brasileira, que acontecia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro até ontem, dia 30, foi uma forma de comemorar os 40 anos do movimento e de alguma maneira revivê-lo.
A exposição já passou pelos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra e vai visitar ainda as cidades de São Paulo e Salvador.
O ambiente internacional já sabe que existe uma produção de qualidade e originalidade no Brasil. Nós também devemos saber!


Conheça mais sobre o tropicalismo: http://www2.uol.com.br/tropicalia/
Por Bellinha

AQUI TEM PÃO DE QUEIJO!

O pão de queijo


Hum ... o pão de queijo! Todo mundo quando pensa em Minas logo se lembra do pão de queijo. E isso se justifica por que o pão de queijo é uma receita típica dos estados de Minas Gerais e Goiás. O pão de queijo tornou-se popular na década de 1950.
Mas realmente não tem coisa melhor! Pode ser no café da manhã ou no café da tarde, ele tem que estar bem quentinho, saindo do forno, com aquela fumacinha que agente coloca o requeijão e ele até derrete, hum da água na boca só de pensar...
A origem do pão de queijo ninguém sabe ao certo mas como é o mineiro mesmo que faz o melhor pão de queijo do Brasil, ficou caracterizado como comida típica de Minas.
Comum na mesa dos mineiros esta delícia consiste em biscoito de polvilho acrescido de ovos, sal, leite, óleo e é claro, queijo.
Em quase todos os finais de semana vamos para o sitio para descasar e tomar um solzinho, e logo que pensamos que no café da manhã de domingo, pensamos em encontrar uma mesa cheia de pães de queijo! Ao acordar, ligamos logo o som da casa, todos se levantam e vamos direto para mesa tomar aquele café da manhã com Pães de queijo quentinhos com requeijão, e conversar sobre a semana que passou, os planos para a semana seguinte e depois é só alegria.



Aprenda a fazer um pão de queijo!

Receita
Ingredientes
1/2 quilo de polvilho azedo (ou doce)
3 copos de leite
1 copo de óleo
1 colher de sopa de sal
4 ovos
500 gramas de queijo duro

Modo de preparo
Em uma bacia, misture o sal e o polvilho. Misture o leite e o óleo em uma panela e aqueça até o ponto de fervura. Adicione a mistura ao polvilho aos poucos enquanto mexe com uma espátula até formar uma massa homogênea. Deixe a massa esfriar. Adicione os ovos e misture com a mão. A massa deve ter consistência cremosa, mas seca. Então adicione o queijo ralado em pedaços finos e misture até obter uma mistura mais ou menos homogênea. Pegue punhados da massa e forme bolinhas com as mãos.
Os pãezinhos podem ser congelados ou assados no mesmo instante. Neste caso, pré-aqueça o forno na potência máxima por cerca de 15 minutos, e em seguida coloque as assadeiras. Os pães ficam prontos em média em meia hora (verifique se estão dourados antes de retirar do forno).


Veja receitas para fazer com pão de queijo no site: http://www.fornodeminas.com.br/

Por Ni

ESTRADA REAL



Os caminhos trilhados pelos colonizadores desde a descoberta do ouro em Minas recebe o nome de Estrada Real. Passear por essa estrada é como voltar em um tempo onde o ouro “brotava no chão” e os tropeiros eram recebidos com festa. Cada pedacinho dessa estrada esconde belezas naturais, culturais e tesouros históricos. Conhecer essa estrada é fugir da realidade e do cotidiano e ser atraído pelo ecoturismo, pela história, por cavalgadas e caminhadas.

Dica para o que fazer: respeitar sempre a natureza e as pessoas por onde passar, busque informações antes de ir e pergunte aos moradores quando tiver dúvidas, aprecie a bela paisagem SEMPRE, leve líquido para sua caminhada.

Dica para o que não fazer: não ter pressa para conhecer os lugares, não leve bagagem maior do que o necessário.

E principalmente aproveite o que o Brasil tem a oferecer de cultura, natureza e história. São passeios que trazem inúmeras possibilidades de divertimento. Aproveite!





Saiba mais sobre a Estrada Real e aproveite para se informar antes de visitar:
http://www.estradareal.org.br/index.asp

http://www.descubraminas.com.br/estradareal/default.asp
Por Branca

O BRASIL TEM A AMAZÔNIA!


Meu país tem o privilégio de abrigar a maior reserva de floresta tropical, com a maior biodiversidade e a maior rede fluvial do Planeta Terra. Uma floresta que espalha-se pelas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, perfazendo mais de 6 milhões de km2. No entanto, aquilo que conheçemos hoje como Pulmão do Mundo vem sendo destruído por madereiras ilegais e substituído por plantações de soja. Seus recursos naturais estão sendo destruídos desnecessariamente. O ciclo de exploração da floresta é geralmente o mesmo. Ele começa com a apropriação indevida de terras. Quem chega primeiro são os madeireiros irregulares. Eles entram nas terras de propriedade pública, abrem estradas clandestinas e retiram as árvores de valor comercial. Já o segundo momento da ocupação irregular da floresta é feito por fazendeiros que ateiam fogo a floresta e, sobre as cinzas, plantam capim para criar gado. Devemos desenvolver ações ainda mais eficazes contra adestruição do nosso maior bem natural. A principal razão pela qual muitas pessoas ao redor mundo gostam do Brasil.



Saiba mais sobre a Amazônia: http://www.amazonia.org.br/

Por Sofia