segunda-feira, 22 de outubro de 2007

AQUI FOI CRIADA A BOSSA NOVA


A Bossa Nova foi um movimento surgido no final da década de 1950 e início da de 1960, que levou a ruptura e modernização estética da música popular brasileira.
Se por um lado é vista como elitista, por ter sido organizada por universitários da zona sul do Rio de Janeiro, a Bossa Nova democratizou a possibilidade de cantar, pois seus cantores não precisavam ter grande extensão vocal como os cantores da Era do Rádio.
Uma das principais características inovadoras da Bossa Nova foi justamente a simplificação da voz, o canto baixinho, permitindo que um maior número de pessoas se tornasse cantora. Há versões de que este estilo de cantar foi criado por João Gilberto, um dos cantores de Bossa Nova mais reconhecidos internacionalmente, outros dizem que como os ensaios aconteciam no apartamento de Nara Leão e havia um vizinho que reclamava do barulho, eles abaixavam cada vez mais o tom da voz.
A Bossa Nova sofre muita influência do jazz, estilo de música que estava na moda nos Estados Unidos. Trata-se de uma “roupagem” ao samba de morro e o acréscimo de alguns acordes do jazz.


CHEGA DE SAUDADE

(Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela
Não pode ser, diz-lhe numa prece
Que ela regresse, porque eu não posso
Mais sofrer. Chega de saudade a realidade
É que sem ela não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai

Mas se ela voltar, se ela voltar,
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca, dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser, milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim.
Não quero mais esse negócio de você longe de mim...

Por Bellinha

3 comentários:

Vitão disse...

Olha, eu não sou muito fã de Bossa Nova, talvez até porque conheço pouco. Mas reconheço a sua importância, pois além de mulher, futebol e biquini, foi umas das coisas que levou o Brasil ao mundo. Hoje mesmo vi uma entrevista com um membro do The Police, que vai tocar no Rio, dizendo que já ouvia bossa desde uns 20 anos de idade. E o cara já tá na casa dos 50 se não me engano! hehe

Pacsun disse...

Essa música é linda... e o ritimo dela então... é PERFEITO!!!! Acho que a nossa geração não pode deixar essas músicas serem esquecidas... elas fazem parte da história do nosso país... vou deixar a minha dica, para quem gosta dessas músicas, vale a pena ir na Utópica na quinta feira, no Vinnil e no Quintal.

Beijos Nathalia

Anônimo disse...

A Bossa Nova teve seu auge na era desenvolvimentista de Juscelino Kubitscheck. E, por isso, tornou-se um movimento da emergência urbana muito concentrado no Rio de Janeiro.

Até mais! Hilmar